REDESIGN DE MARCA E REGISTRO EXISTENTE: DÁ PRA ATUALIZAR?
É POSSÍVEL FAZER A ATUALIZACÃO DE UM REGISTRO DE MARCA NO INPI?
Essa pergunta é bem recorrente e considero super importante VOCÊ designer saber a resposta. Afinal, você é a referência dos seus clientes e essa dúvida vai surgir numa conversa mais cedo ou mais tarde.
É comum que você pegue serviços nos quais o cliente deseja que sua marca seja atualizada, ou porque a primeira versão foi feita de forma caseira/amadora, ou porque mudaram de mercado/serviço/persona e estão passando por um rebranding.
E em algumas dessas situações, seu cliente já tem a marca registrada. A pergunta é: ele pode fazer a atualização da marca no registro existente? Existe alguma maneira de encaminhar o arquivo e o registro ser atualizado?
Infelizmente, a resposta é NÃO, não é possível. Se o seu cliente tem o registro da marca na apresentação nominativa (ou seja, o nome sem qualquer aplicação gráfica) a mudança no visual não vai fazer nenhuma diferença, e ele não vai precisar se preocupar com o registro.
Contudo, se o registro é da marca na apresentação mista (nome+design gráfico aplicado) ou figurativa (elemento gráfico sem números ou inscrições), é preciso alertá-lo!
Como ele vai deixar de utilizar a marca antiga e passar a utilizar a nova, aquele registro vai perder sua eficácia – afinal ele está protegendo o logotipo antigo. Ele corre o risco, inclusive, de sofrer um processo de caducidade por falta de uso e perder a marca para um terceiro, especialmente no caso da apresentação mista (a mais comum).
Um exemplo a partir de uma marca famosa. À esquerda a marca mista da SKOL de acordo com pedido de registro feito em 2007. Em 2011 AMBEV S.A. (titular da marca protocolou novo pedido de registro com a nova versão da marca (vista à direita). Ambos os pedidos identificavam o mesmo produto: cervejas.
Como agir nesses casos?
Mas o que fazer, então? Bem, será necessário protocolar um novo pedido de registro com a marca que você criou para ele. Vai ser realmente um novo processo, com número novo, novos custos e todas as análises do INPI, mas com chance de indeferimento quase zero.
É assim para qualquer empresa, seja o seu João dono da padaria do bairro e a Apple.
Tá… mas e o que você designer tem a ver com isso? Você é O(A) PROFISSIONAL que o cliente escolheu para cuidar da marca dele. Alerte-o sobre esse risco. Se ele disser que tem um registro, analise você mesmo e veja se ele tem que buscar novo processo ou não.
Esse tipo de atitude vão valorizar mais ainda seus serviços e seu cliente não vai cansar de ter recomendar, sempre que tiver a chance.
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