Que arquivos, você designer, deve enviar para seu cliente.
Quais arquivos você envia pro seu cliente? Você tem deixado isso claro desde o contrato?
Nesse post vou falar um pouco sobre como o contrato protege você de entregar trabalhos além do combinado sem receber por isso.
Evite trabalho não remunerado
Você deixa claro para seu cliente quais são os arquivos e formatos que você entrega ao final do projeto?
Pois deveria. De preferência, colocando isso no contrato, por escrito.
Por que?
Porque assim seu cliente já sabe o que vai receber e se, por acaso, vier a demandar que você envie posteriormente em outros formatos, ele terá de pagar pelo que não estava previsto.
Menos Desgaste
Já pensou se dois meses depois da entrega ele manda um email pedindo a você que envie a marca no formato do CORELDRAW? Sendo que você não trabalha com esse software.
Ou num formato pra outdoor ou para a nova rede social do momento?
Até explicar pra ele que isso não estava incluído no serviço, que você não utiliza o software (terá que pagar alguém para converter para você), que vai precisar deixar de fazer outros trabalhos para resolver a demanda dele… já se foram bons minutos e aumentaram as chances da relação (antes boa) azedar.
Se você deixou clara a entrega no contrato, basta lembrar o cliente da cláusula, e explicar que isso é um novo serviço e que haverá a necessidade de pagar um pequeno valor pra isso.
Tá no contrato, na cláusula XXX
Use o contrato pra evitar esse tipo de situação e todas as outras problemáticas que você já sabe que se repetem com frequência.
“Pow, Moysés, mas não é ser muito radical?”. NÃO. É valorizar sua profissão, seu trabalho, estudos, investimentos e, principalmente, seu tempo.
E não significa que você não possa abrir exceções e fazer para um bom cliente sem cobrar a mais por isso. Você pode escolher não exercer seu direito.
Mas ele existe e está lá. Bem claro. Pra te proteger caso você se depare com um cliente mal-intencionado que são a minoria, mas existem.
Essa é uma das cláusulas que hoje em dia considero das mais importantes pra se ter num contrato de prestação de serviços de design.
E é bem peculiar a esse tipo de serviço porque para os clientes parece ser muito fácil pedir variações ou novas versões dos arquivos.
Mal sabem eles que dá trabalho e consome tempo (e algumas vezes recursos financeiros) quebrar esses galhos.
E essa cláusula ajuda a evitar esse tipo de situação. Ou ao menos ser remunerado por ela.
Modelos de contrato para designers
Prestando consultoria em contratos desde 2009, percebi que tanto os designers que estão começando quanto os que já são referência no mercado conhecem muito pouco sobre seus direitos e por isso acabam perdendo oportunidades de faturar mais.
Então, compilei algumas técnicas e modelos de contrato para você usar no seu dia a dia, e trouxe pra você no curso Assina Design.
Faça sua inscrição clicando aqui e tenha acesso ao conteúdo completo das aulas e os modelos de contrato que vão mudar seu relacionamento com o cliente.
Leave a Comments