QUAIS OS USOS PERMITIDOS PARA AS FONTES?
Você já se perguntou se poderia usar ou não determinada fonte para um projeto comercial de um cliente? Bem, só existe uma maneira de descobrir os limites de utilização e vamos falar sobre como fazer isso na sequência.
Leia o arquivo. TXT
Já percebeu que ao baixar uma fonte, normalmente vem um arquivo .ZIP? E que uma vez descompactado sempre vem um arquivo .TXT?
Então, esse arquivo é a licença de uso da fonte. Ele deixa claro as condições de uso permitidas eo que fazer caso você tenha interesse em utilizar de outras formas.
Personal Use Only
Quando falamos de “uso pessoal” estamos afastando todo tipo de utilização que envolva finalidades comerciais e/ou busque a obtenção de lucro. Por exemplo, utilizar a fonte em um logotipo; em artes de flyers de uma empresa; em posters que serão vendidos na internet; em sites comerciais e aí por diante.
Tá mas em quê podem ser utilizados? Em projetos pessoais. Num site sem fins lucrativos; em posters distribuídos gratuitamente; para projetos universitários ou outros estudos e etc.
E se ela for a fonte ideal para o projeto de um cliente?
O arquivo .TXT vai te dar as instruções do que fazer. Pode ser entrar em contato com o designer, fazer uma doação ou “comprar” a licença no site X. Nunca utilize sem seguir as orientações ou seu cliente (e você) podem ter problemas no futuro.
Free Font
Muitas vezes as fontes gratuitas não impedem a utilização em projetos comerciais, mas recomendam que se faça uma doação ao autor. Em outras, a orientação para uso comercial é entrar em contato com o autor.
Na falta do arquivo .TXT procure pelo contato do autor no Google e tire as dúvidas diretamente com ele para evitar problemas futuros para seus clientes.
Bônus
Se você comprou a licença de uma fonte comercial para seus projetos, lembre que só poderá usá-la para OS SEUS PROJETOS. Se quiser utilizá-la em materiais do seu cliente, você terá que comprar outra licença em nome dele.
Assim sendo, não esqueça de sempre prever um valor para a compra de licenças, quando estiver orçando um projeto.
Quem nunca?
Vai dizer que você nunca baixou uma fonte que tinha esse texto “PERSONAL USE ONLY” associado a ela? E vai dizer que não ficou com a mão coçando para usar no projeto de um cliente?
Me conta aqui nos comentários se você já comprou uma licença de fonte para algum cliente? Incluindo essas fontes que tenho certeza que você coleciona aos montes!
Contrato de Licenciamento
Agora que já falei um pouco sobre como proteger você e seus clientes de problemas por uso não autorizado de conteúdo alheio protegido por direitos autorais, convido você a conhecer meu curso Assina Design.
No curso, além do conteúdo 100% online, você tem acesso a modelos de contrato, incluindo um modelo para o licenciamento dos direitos autorais para suas criações.
Ele é uma alternativa perfeita para você otimizar a monetização de ilustrações, fotografias, motion design e vídeo, entre outros. Veremos o que é e para que serve um contrato, e o que significa cada cláusula pra que você saiba o que pode retirar ou não nas negociações com os clientes.
Para se inscrever, clique aqui.clique aqui.
Moisés e no caso de uma fonte demo que não veio com nenhum arquivo txt e não consigo contato com o type designer? Usei a fonte AliciOne para o Logotipo de um cliente mas, converti em curvas antes de enviar e na tag do Logo usei a Montsserrat que é segundo me consta no Google Fonts livre para uso comercial.
Me dá um norte que fiquei meio perdido aqui…
Abração;
Tovim
Então, Tovim. Sendo muito sincero, nesses casos o ideal seria buscar uma outra fonte da qual você conheça os termos de uso para evitar qualquer risco para você e para o cliente.
uma fonte de uso comercial pode ser usada pro uso pessoal?
Pode, sim, sempre.
E se eu pegar 3 fontes e criar uma logo misturando essas 3 fontes, da algum problema?
Você estaria criando uma obra derivada. Você precisa ter autorização dos autores da(s) obra(s) originais para modificar/divulgar/monetizar a derivada. A princípio, precisa da autorização.
Mas, a maioria, das obras protegidas por direitos autorais são colagens de muitas referências, e geralmente é difícil apontar a “cópia”. Se a sua nova fonte for inspirada em 3, mas sair realmente diferente das 3 é bem difícil ter problemas.
Moisés, posso utilizar uma fonte com licença para uso pessoal na criação da minha própria identidade visual?
Não, porque a finalidade é comercial/empresarial.
Pode usar a fonte de uso pessoal em edits no youtube
Se o canal/conteúdo não tiver finalidade comercial/financeira, pode sim.
Sou estudante de design gráfico mas ainda não trabalho com isso, gosto de fazer projetos pra minha igreja pra divulgar cultos , também faço alguns projetos para meus amigos , mas tudo isso sem fins lucrativos, porque gosto mesmo. Posso ter problema com isso ? (Obs: nunca fiz logo tipo pra ninguém , e também eu tenho um perfil no Instagram porque gosto de postar essas coisas com os meus amigos.)
Oi, Millene. Aqui no Brasil e a profissão de designer não é regulamentada, como a de médico ou advogado, por exemplo. Ou seja, não é necessário ter diploma universitário para poder atuar no mercado.
Se não estiver plagiando ninguém ou utilizando fotos/trabalhos de terceiros sem autorização, não deve ter problemas. 🙂
Oi! Para projetos fictícios que serão postados no portfolio do Behance seria considerado uso comercial? Obrigada!
Se for nitidamente como forma de captação de clientes, alguns autores de fonte podem entender que sim. Se você deixar claro que é um estudo, e ainda por cima citar os links para as fontes, as chances de problema diminuem consideravelmente.
Paguei 10 dólares de doação para o autor de uma fonte no Dafont e agora usei ela no logotipo da minha marca,pode?
Então, Leandro. É necessário ver na licença que acompanha a fonte se isso já te permite utilizar comercialmente. Eu até entraria em contato perguntando pessoalmente, só pra ter certeza.