POSSO POSTAR A MARCA REJEITADA NO MEU PORTFÓLIO?
Você fez briefing. Reunião. Pesquisou. Criou. E amou o resultado. “Melhor trabalho que já fiz, com certeza” – você pensa. Apresentou a marca pro cliente e ela é reprovada.
Quem nunca passou por isso? A segunda versão, o cliente adorou e é essa que vai representar seu negócio. Maravilha. Trabalho concluído.
Mas aí vem aquele dilema:
Será que você pode postar a marca rejeitada no seu Behance/portfólio/redes sociais?
Direito de ter todo suas obras autorais reconhecidas como suas você tem. Deixe sempre isso claro no contrato para que o cliente saiba disso de antemão. E também que todo material de pesquisa ou trabalhos rejeitados não terão a propriedade transmitida para ele(a).
Só que é essencial não esquecer do lado do cliente, da ética. Se reprovou aquela marca que você amou, ele não conseguiu se ver representado ali.
Essa pessoa vai se esforçar pra fazer a marca escolhida ser reconhecida e certamente ficaria chateado de ver uma outra versão rodando por aí.
“Ah, mas então vou ter que engavetar essa marca linda e ninguém nunca vai vê-la?“. Se ela foi reprovada e você continua tendo propriedade sobre ela, dá pra postar sim. Com alguns cuidados.
Que cuidados deve tomar ao postar uma marca rejeitada?
1) O primeiro seria alterar a parte nominativa e a tagline. Pega uma palavra parecida em termos de sonoridade/conceito/tamanho e coloca no lugar (lembre-se de não vincular à marca do cliente que a reprovou).
2) Deixe claro que se trata de uma marca reprovada. Que o cliente preferiu uma segunda versão (que ficou linda). Mas você queria compartilhar.
3) Tenha 100% de CERTEZA que o cliente não vai realmente usar a marca.
BÔNUS: dependendo da natureza do material você pode colocar em um site de Stock e ganhar uma graninha extra em dólar com algo que poderia ficar “acumulando poeira” num HD no fundo da gaveta.
Conta aí. Já rolou de você amar muito uma marca/arte reprovada e não saber o que fazer com ela?
Saiba tudo sobre direitos autorais morais e tenha acesso a contratos específicos para designers, fazendo meu curso Assina DesignAssina Design.
Clique aquiClique aqui para se inscrever agora. Você vai aprender muito sobre os direitos sobre seus trabalhos e ainda poderá usar com seus clientes, os modelos de contratos disponibilizados no curso.
Leave a Comments