O que o designer pode fazer quando não recebe o pagamento do cliente?
O que diz o contrato?
A primeira e principal camada de proteção é o contrato.
Você deixou claro o preço e as formas de pagamento?
O que acontece em caso de atraso?
Tem multa? Tem correção monetária? Tem interrupção dos serviços depois de tantos dias?
Preveja as possibilidades e deixe claro para o cliente o que vai acontecer na falta de pagamento.
Um bom contrato ajuda demais a motivar os clientes a pagarem as dívidas amigavelmente.
Mas às vezes não é o suficiente. O designer também sofre com o calote. Vamos ver o que fazer nesses casos.
Resolução Amigável
Como fazer uma cobrança amigável?
Eu sempre recomendo primeiramente tentar a via amigável. Converse com o cliente. Facilite o pagamento. Abata a multa e juros.
Se isso não funcionar, deixe claro que ele está violando cláusulas do contrato e com isso:
- A cessão dos direitos não se realizou e você ainda é o titular da criação (podendo até impedi-lo de conseguir o registro da marca, por exemplo);
- O licenciamento deverá ser interrompido, assim como a utilização das criações;
os serviços podem ser interrompidos.
Não deu certo. E agora?
Ação Judicial sem honorários
Para causas no valor de até 20 salários mínimos você não precisa nem de advogado, basta buscar na internet qual é o juizado ao qual você deve se dirigir, de acordo com o bairro de seu endereço levando:
• Cópia do contrato assinado com o cliente;
• Os emails de comunicação (ou WhatsApp) impressos;
• O comprovante de pagamento das parcelas que foram efetuadas;
• Uma narrativa dos fatos contando de maneira clara toda a história;
*ligue pra lá antes de ir. o atendimento pode estar limitado/agendado por conta da pandemia
Foi um valor baixo, “deixa pra lá”
Não importa qual foi o preço do trabalho, o acordo precisa ser cumprido pelas duas partes.
Mesmo sendo um valor baixo, esse tipo de atitude (cobrar os devedores) ajuda a educar o mercado, especialmente se você perceber que o cliente não pagou por pura má-fé.
Quando chegar a intimação pra audiência por causa de R$ 600,00 o cliente vai ligar e pedir pra fazer um acordo, pois só com advogado ele gastaria muito mais e ainda vai ter de te pagar de qualquer jeito.
Veja o que não fazer durante a cobrança
O que você não pode fazer ao cobrar um cliente
Lembre-se de nunca cobrar de maneira vexatória/humilhante seu cliente, ou seja:
• Não exponha o cliente nas redes sociais.
• Não faça ameaças.
• Não entre em contato com clientes dele pra cobrar ou falar sobre o atraso nos pagamentos.
• Não bloqueie o acesso ao perfil dele, pois o prejuízo causado pode ser maior e você vai acabar tendo que pagar para o cliente.
Se você fizer isso, pode acabar sendo obrigado a pagar reparação por danos morais maiores do quem direito a receber.
Por outro lado, você pode…
O que o designer pode fazer em caso de inadimplência
• Interromper a criação e gestão das redes sociais.
• Tirar o site do ar (caso ele deixe de pagar pela hospedagem.
• Entrar com oposição ao processo de registro da marca.
• Não enviar os arquivos finais ou as modificações solicitadas.
Mesmo nesses casos, envie um aviso final por email antes de tomar qualquer uma dessas atitudes.
Essas são algumas recomendações gerais que podem te ajudar a se nortear em um momento chato como esse.
O que eu sempre prego por aqui, e que também deve ser aplicado nestas situações, é: tenha bom senso!
E se você precisar de ajuda, procure um advogado de sua confiança.
Um dos maiores pesadelos de todo designer.
Um dia vai acontecer com você. Não é praga. É apenas estatística. Esteja preparado para agir.
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