Designer: Pare de tratar seu trabalho como pizza.
O serviço e as entregas dos designers são muito mais complexos que a maioria dos serviços prestados por outros profissionais.
Vem comigo conferir porque é importante você entender isso e disso.
Se esgotam rápido
A maioria dos serviços se esgota em si mesmo.
Quando se contrata um profissional pra construir uma casa, a relação com o cliente se encerra no momento em que a casa fica pronta.
Ao pedir uma pizza por delivery, a relação termina com a entrega da mesma na sua casa.
Contratou uma gráfica para imprimir cartões de visita? Recebeu os cartões, tchau. Relação terminada.
Um consultor de negócios vai avaliar sua empresa, elaborar um plano de ação, treinar a equipe e partir.
Os serviços de designers não.
Esferas Especiais
Os serviços oferecidos por designers têm uma peculiaridade. Eles normalmente têm um componente extra: uma obra sobre a qual incidem direitos autorais.
Essa particularidade abre um mundo de possibilidades e gera a necessidade de pensar os serviços de outra maneira.
Primeiro porque o designer vai ter um vínculo eterno com essa obra e a garantia de mostrá-la ao mundo como resultado do seu trabalho. Isso é decorrente dos direitos autorais morais.
E, além disso, a relação com a obra pode não terminar mesmo com a entrega para o cliente: o designer pode optar por apenas licenciá-la, por tempo ou uso determinado, e manter a propriedade sobre os direitos materiais.
Fazendo isso, ele poderá faturar novamente, inúmeras vezes, com uma única obra criativa.
Serviço Especial, Contrato Especial
É por esse motivo que eu bato tanto na tecla: designer tem que entender dos seus direitos e dos direitos sobre suas obras. Você tem oportunidades únicas na ponta dos seus dedos.
Para de tratar seu trabalho como uma pizza de delivery.
Se você usa um contrato de prestação de serviço genérico está menosprezando tudo que a profissão que você escolheu pode te oferecer.
Se não sabe nada sobre direitos autorais, licenciamento, cessão, registro de marca e de desenho industrial, sinto muito.
Você pode estar colocando seu trabalho no patamar da pizzaria do bairro.
Não tenho nada contra pizza, tá? Amo, na verdade. Mas quero te mostrar que o que você faz é muito mais valioso.
Reflita no assunto
Reflita um pouco e se pergunte se você está valorizando seu trabalho tanto quanto ele vale.
Está conseguindo fazer os clientes terem essa percepção?
Está protegendo suas criações e as horas que você dedica para elas?
Se você conseguir perceber todo o potencial do seus trabalhos, tudo pode mudar: da postura nas conversas com clientes (assumindo o papel de autoridade na relação), as negociações, a precificação dos serviços, a segurança transmitida e o faturamento no final do mês.
Essas dicas e também modelos de contrato, eu trago pra você no meu curso Assina Design.
Faça sua inscrição para ter acesso ao conteúdo completo, que desenvolvi e compilei com muito cuidado, especificamente para você, designer.
Leave a Comments